Mês passado eu falei aqui sobre o Outubro Rosa, nesse mês chegou a vez dos homens com o Novembro Azul. Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul é uma campanha para conscientização conta o câncer, nesse caso o de próstata que é o segundo que mais mata entre os homens.

Sobre o Câncer de Próstata 
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. 
- Estatísticas 
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos. 
- Diagnóstico 
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. 
- Fatores de Risco 
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. 
- Prevenção 
Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Infelizmente ainda hoje muitos homens ainda tem preconceito em relação ao exame preventivo (toque retal) e alguns ainda acham que cuidar da saúde é "coisa de mulher" e sendo assim nunca foram a um urologista. Um dos principais objetivos da campanha quebrar esses preconceitos e fazer com que os homens cuidem mais da sua saúde.

Você tem mais de 50 anos ou se enquadra nos grupos de risco? Procure um médico e cuide da sua saúde. E se você ainda é jovem ou mulher, provavelmente tem um homem (pai, amigo, irmão, namorado, ...) que é muito importante pra você, mostre pra ele essa campanha e ajude a conscientizar  cada vez mais pessoas.

Dúvida, sugestões, curiosidades ou quer dividir sua experiência sobre o assunto com a gente, deixa um comentário ou entre em contato pelo e-mail sabrinajmandrade@gmail.com ou no formulário de contato no fim da página.

Um Comentário

  1. Oie, acabei de responder uma tag e te indiquei para responder também, assim que fizer isso me marque porque quero dar uma olhadinha ... bjs
    http://garotanadafragil.blogspot.com.br/2015/11/tag-liebster-awards.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...