O Dia dos namorados tá chegando e nessa crise a gente tem que abusar da imaginação pra fazer alguma coisa bacana sem gastar muito. Eu e algumas amigas blogueiras resolvemos então fazer essa série de posts com dicas baratinhas de receitas, programas, lugares, presentes e etc pra você e seu amor aproveitarem bem o dia mais romântico do ano.
Como esse é um assunto que eu adoro, mas nunca falei aqui no blog, resolvi ficar com ele pra quem sabe assim começar uma nova categoria de posts por aqui. Serão 5 receitas entre doces e salgadas, e fique tranquilo, as receitas são tão fácil que mesmo não sabendo cozinha você vai conseguir fazer

1 - Bife Assado com Batatas

Essa é uma receita de família muito gostosa e muito simples de fazer e como faço a muitos anos acabei aprendendo uns truques que vou passar pra vocês.

Ingredientes:

Bife de Boi
Batatas
Cebola
Bacon Fatiado
Notem que não coloquei quantidades e foi por um motivo: não tem quantidade certa rsrsrsr Como a maioria das receitas salgadas as quantidades dependem do quanto você vai fazer. Bem, calcule ai uns 150g de bife pra cada um talvez um pouco mais. Certifique-se de que será bife suficiente pra cobrir o fundo da sua assadeira, o que me leva a outro ponto: peça bifes finos e pequenos. Como os bifes assarão no forno, se forem finos não corre o risco de ficarem crus e pequenos pra facilitar na hora de servir (algo em torno do tamanho da palma da mão). Ultima dica e talvez a dica mais importante de todas: Não economize nas batatas. Sei que a carne é gostosa e que a gente bem é viciado num bacon, mas sempre falta batata, ela absorve o gosto desses dois aí e fica D.E.L.Í.C.I.A., então me de ouvidos e coloque batatas até não caber mais.

Modo de Preparo


Tempere os bifes a gosto, eu uso alho, sal, e as vezes páprica, mas fique a vontade pra dar seu toque especial. Espalhe os bifes cobrindo todo o fundo da assadeira, não é necessário untar, mas se quiser colocar um fio de azeite pra dar um gosto, vá em frente. Corte a cebolas em rodelas e espalhe-as em cima da carne, mesmo que você não coma cebola (como eu) vale a pena colocar porque ela desmancha e fica só o tempero. Agora é a vez das batatas, corte-as em rodelas não muito grossas e faça uma camada generosa em cima da camada de cebolas, lembre de jogar um pouquinho de sal (ou até mesmo sazon) entre as camadas de batatas pra essas ficarem temperadas. Por ultimo coloque uma camada de bacon fatiado. Você pode comprar o pedaço e fatiar em casa ou já comprar ele em tiras. Finalize com orégano. Coloque papel alumínio para fechar a forma e leve ao forno por 40 min conferindo de tempos em tempos se a batata já está cozida. Assim que a batata estiver cozida tire o papel alumínio e deixe secar um pouco. Há quem goste desse prato sequinho, eu particularmente gosto de jogar o caldinho em cima do arroz.

2 - Fondue de Queijo

Parece até coisa cara e metida a besta e difícil de fazer, mas não é não gente, a parte mais difícil dessa receta é picar as coisas e tem como fazer de um jeito bem mais baratinho.

Ingredientes:

Alho
500g Queijo(s)
Creme de Leite e/ou Leite
1 xícara Vinho Branco (Opcional)
Nóz-moscada
Pimenta do Reino
Bem, primeiramente o vinho é opcional, mas não se preocupe, se você resolver usa-lo o álcool vai evaporar durante o preparo. Os queijos da receita original são o Emmental e o Gruyère, mas aqui esses queijos são muito caros, então eu substituo por queijos mais acessíveis tipo o mussarela e o prato, lembrando que ao menos um dos queijos precisa ser desses puxa-puxa, mas você pode colocar também requeijão ou gorgonzola se estiver a fim de gastar um pouquinho mais. Quando uso mais de um tipo de queijo costumo usar partes iguais de cada um.  Por ultimo e não menos importante você não precisa necessariamente ter um aparelho de fondue pra preparar o seu, qualquer panela serve, mas se for servir nela mesma escolha uma bonitinha, né.

Modo de Preparo


Corte o alho ao meio e esfregue-o em torno de toda a panela em que você vai preparar o fondue. Leve a panela ao fogo com o vinho ou a mesma quantidade de leite para aquecer juntamente com as metades do alho. Quando começarem a surgir bolhas no seu vinho/leite retire o alho e vá acrescentando os queijos ralados aos poucos e mexendo para que eles derretam e se misture ao liquido. Depois de todo o queijo derretido acrescente os queijos cremosos caso for usa-los. Se seu fondue ficou muito puxa-puxa e pouco cremoso adicione um pouco de creme de leite (ou leite) e tempere com noz-moscada e pimenta do reino. Como os queijos já são salgados não deve precisar de mais sal, mas essa é a hora de conferir.

E agora vem a parte difícil da receita, picar os acompanhamentos. Esses aí você que escolhe e pode ser pãezinhos, torradinhas, cubinhos de presunto e até mesmo legumes.

3 - Fondue de Chocolate 

O bacana do fondue é que ele pode ser o jantar e a sobremesa e como se o outro já não fosse fácil esse consegue ser ainda mais

Ingredientes:

500g de Chocolate Meio Amargo
1 Lata de Creme de leite
1 Cálice de Licor (Opcional)

Bem, como no outro fondue nesse a bebida alcoólica também é opcional, não altera a estrutura, apenas o sabor do prato e você pode escolher o licor que preferir, eu sugiro uma Amarula, licor de café ou até mesmo um licor de laranja, mas lembre-se que tem que combinar, né. Nesse caso ainda terá álcool ao fim da preparação, então não coloque o licor se for servir para menores. Também prefiro fazer com um chocolate meio amargo pra não ficar muito doce, mas se você é mais formiguinha pode fazer um blend com 250g de meio amargo e 250g de ao leite.

Modo de Preparo


No micro-ondas: Leve o chocolate picado ao micro-ondas de 30 em 30 segundos mexendo nos intervalos até que se derreta completamente. Em seguida adicione o creme de leite e misture bem. Por ultimo junte o licor e misture novamente.
No fogão: Leve o chocolate picado para derreter em banho-maria, quando estiver completamente derretido, junte o creme de leite ao chocolate e misture até estar homogêneo. Ao final, junte o licor e misture bem.

Você pode servir seu fondue com frutas, marshmallow e até alguns biscoitos, fica a seu critério.

4 - Panquecas

Outra receitinha versátil que da pra fazer doce ou salgada sem contar os inúmeras opções de recheios, mas esses vão ficar pra outro post (esse aqui ó) pra esse aqui não ficar gigante.

Ingredientes:

1 Xícara de Farinha de Trigo
1 Xícara de Leite
1 Colher de Óleo
1 Ovo
um pitada de sal

Essa massa tem que ficar molinha pra formar uma camada fina na frigideira que nem omelete. O sal que leva na massa não deixa ela salgada, então pode usar essa mesma receita pras panquecas doces.

Modo de Preparo


Em um liquidificador coloque os ingredientes líquidos seguidos dos sólidos e bata até estar homogêneo.  Unte uma frigideira (de preferência antiaderente)com óleo ou manteiga e deixe aquecer um pouco. Em seguida adicione um pouco de massa e espalhe até formar uma camada fina sobre toda a frigideira. Asse de cada lado até começar a dourar e reserve enquanto assa os outros disquinhos. Com os disquinhos prontos coloque uma quantidade razoável de recheio e enrole. Acomode os rolinhos em uma assadeira cubra com molho, salpique queijo e leve ao forno para gratinar no caso das salgadas. As doces você pode servir com cobertura, ganache ou apenas com açúcar refinado por cima.

5- Mousse/Torta fácil de Limão

Esse daqui é tão simples que só leva 3 ingredientes (o 4º é opcional) e demora menos de 5 minutinhos pra ir pra geladeira.

Ingredientes:

1 Lata de Leite Condensado
1Caixa de Creme de Leite
1/2 Xícara de Suco de Limão
Biscoito (opcional)
Se quiser fazer só o creminho já é uma delícia, mas se quiser colocar os biscoitos pra dar aquela crocância fica ainda mais gostosos. Pode ser qualquer um, Maizena, Maria, de leite, mas eu prefiro mesmo é o champagne. Você pode colocar mais ou menos suco de limão conforme seu gosto e a acidez do seu limão, e é você quem escolhe qual limão também, mas eu recomendo o Taiti ou o Siciliano.

Modo de Preparo

 

Mousse: Em uma tigela misture bem o leite condensado e o creme de leite. Em seguida acrescente o suco de limão de mexa até estar tudo bem misturado. Agora é só levar à geladeira e esperar gelar.
Torta: Em um refratário coloque uma camada de mousse seguida de uma de biscoito, caso use biscoito champagne recomendo que o passe rapidamente no leite antes de colocar na forma. Vá intercalando camadas de mousse e biscoito até acabar o mousse.

Finalize com raspas de limão, chocolate ou folhinhas de hortelã. Você pode fazer em porções individuais montando-os em tacinhas para ficar ainda mais bonitos.

Quer mais dicas? Acessa os links aqui em baixo
Tá Viajando Menina?

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Tem alguma dica pra compartilhar? Me conta aí nos comentários, me conta também se você gostou desse tipo de post aqui no blog me conta também pra eu fazer mais pra vocês.

Deixe um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...